sábado, 14 de maio de 2016

A TRÁGICA " ERA PT" ILUSTRADA POR NÚMEROS

Peguei esse texto do Vinicius Costa no Facebook.  Bom, vamos aos números:

1) FOME : O Brasil reduziu em 82,1% o número pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, e também é superior a média da América Latina, que foi de 43,1%. O Brasil saiu do Mapa da Fome.

2) EDUCAÇÃO : O número de matrículas no ensino superior dobrou com Lula e Dilma; passou de 3,5 milhões em 2002 para mais de 7 milhões em 2015. O número de Mestres e Doutores, assim como de cursos de pós graduação , também mais do que dobraram.

3) PIB: no fim do governo FHC o Brasil figurava como a 13° maior economia do Mundo . Em 2011, sob o comando da (ex) Presidente Dilma chegamos a ser a 6° maior economia do Mundo , à frente de países como a Inglaterra. Hoje, após o período de crise e da forte desvalorização cambial, somos a 9° economia do Mundo. O PT pegou o país em 13° e entregou em 9°

4) DESIGUALDADE : segundo o índice de Gini, a desigualdade despencou na era PT. O coeficiente Gini, segundo o Banco Mundial, passou de 58,6, em 2002, para atuais 52,9 - Nesse índice , quanto mais perto de 0, "mais igual" é o país. A ONU e a maioria dos economistas justificam que o importante avanço em termos de diminuição da desigualdade social se deu por conta das políticas de valorização do salário mínimo real e da expansão de programas como o bolsa família.

5) IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - dados da ONU : passou de um ridículo índice de 0,649 em 2002 (algo próximo do IDH do Iraque e mais baixo que o IDH da Jamaica ) para os razoáveis 0,755 atuais

Acréscimo meu: num país de dimensões continentais como o nosso, não temos noção de quantas pessoas nos mais distantes rincões e mesmo nas metrópoles deixaram de ser miseráveis em sentido abrangente.

Nenhum comentário: