sábado, 3 de março de 2007

Dermografismo

É isso mesmo. Essa palavra estranha surgiu na minha nada mole vida de forma inesperada...
Comecei a ter uma crise de coceira insuportável ontem à noite, nem dormi por conta disso, Gustavo não pode trabalhar e teve que me levar a uma alergista. Minhas pernas braços, barrigas e costas pareciam jogos da velha...e eis que veio o diagnóstico: dermografismo...
A médica me disse que é por estresse, não é contagioso, mas bem chatinho de tratar...no momento que estou escrevendo aqui estou me coçando todaaaaaaaaaaaa!!!!!
Aaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Cruz credo!
Ô coisa terrível essa coceira, pareço uma chimpanzé...rsrs
Aí fui na net buscar umas definições, algo pra me clarear a mente em relação a isso... Uma das definições desse mal estar é essa, feita por um médico da USP:
"Existem várias formas de urticária. Temos a urticária verdadeira em que a pessoa olha e surge aquela pábula vermelha e mais quente que coça e tem uma infinidade de causas como por alimento, estresse ou doenças. Então o médico investiga tudo e faz, inclusive, testes. Existe ainda um tipo de urticária que nós chamamos de factícia ou urticária falsa e é ocasionada por um atrito na pele, por isso recebe o nome de dermografismo, ou seja, ato de escrever na pele. A causa mais comum do dermografismo ao meu ver, é o estresse e não é o estresse pelo sistema nervoso. É uma fadiga física, ou seja, o paciente trabalha demais inicia numa fadiga física e depois mental. A causa mais provável nos últimos trabalhos, é que na microcirculação que nós temos debaixo da pele, ou seja, os pequenos vasinhos que deveriam estar fechados, com o tempo e a fadiga vão se abrindo e ao tocar naquela região, a pele já fica vermelha. Você usa um cinto apertado, ou a moça um sutiã, aquilo ali fica marcado e dá uma urticária por pressão. Na França tivemos em novembro, um simpósio sobre o dermografismo e mostrou que temos que usar antiestamínicos que passam pela barreira emoencefálica, ou seja, vão lá no cérebro, o paciente fica relaxado e há cura em 90% dos casos. Os 10% restantes são associados a outros remédios, chegando a 98%, sendo que 2% não têm cura."

Só espero que eu esteja nos 98% dos casos, né...
Doença tb é cultura, meu povo....
HAhaahahahhahah
Xô, urubuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
HAahhaahhahah

17 comentários:

Mila Viegas disse...

Não seja ingrata! Você já pensou na utilidade disso??? Na falta de baralho a gente joga jogo da velha... hihihihihihihihihihii
Sorry!

Lucia Stevenson disse...

Ai Mi... morri de rir com seu comment. So voce mesmo.

Nossa Cris,coceira e' tao ruim! Sei que contato com coisas frias ajuda a aliviar um pouco. Voce ia gostar de estar aqui agora (esta nevando la fora). Ve se relaxa um pouco e espero que isso passe logo.

Crica disse...

Pois é, Lu...
Um frio ia me fazer bem...rsrs
Nossa, coça demais!
Tomara mesmo que passe logo...

Silvi disse...

Que medicamento vc está usando?! Estou em tto faz 3 meses, mas qdo dá crise de coceira, minha nossa, e eu tb preferia estar num frio danado agora, pois aliviaria e muito!
Abraços

jean@cristina@hotmail.com disse...

ola crica descobri que tinha dermografismo com 17 anos,foi horrível,tomei medicamento durante uns tres anos,voltei ao medico e perguntei a ele o que aconteceria se eu parace de tomar ele disse:nada!so ia acentuar a coceira.Enfim parei de tomar o medicamento nos 3 primeiros dias coçou demais ,depois parou hoje tenho 27 anos nem sinto que tenho essa doenca.parece ate que ela ajuda a nao deixar cicatriz elas com mais facilidade bjos!!!

Beyla Glizy disse...

Oi Cris, vc começou a tomar qual anti-alérgico?

Victòria Moda Gospel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victòria Moda Gospel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victòria Moda Gospel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victòria Moda Gospel disse...

Ester - Olá descobri que tenho dermografismo essa sexta-feira dia 24//08/12, é muito ruim lidar com isso, as pessoas vivem perguntando, pq está arranhada assim? Brigou? Se coçou? Sem falar depois do banho e depois que namora,rsrsrs. É horrível, mas temos que aprender a conviver com isso e controlar...

Jéssica Cardoso disse...

Ai é um saco quando as pessoas falam ai você esta toda arranhada.. Nossa! o que é isso no seu braço? sem contar com as discriminações achando que é contagioso, aff que pele ingrata rs

Graziane Cavalcanti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graziane Cavalcanti disse...

voce procurou um medico e ele te receitou esse remedio? voce se curou?
sofro com isso desde criança e qria saber de algum caso q tivesse se curado.

Edimar de Lima Siqueira disse...

Sinto muito em desapontá-los, mas dermografismo é também conhecido como falsa urticária, exatamente porque não coça, eu possuo essa doença a mais de 20 anos, ela não apresenta sinais de coceira, simplesmente sinais de relevo na pele... só incomoda esteticamente, para amenizar os sintomas faço tratamento com um remédio anti alérgico chamado de Hidroxizina que pode ser manipulado.

Cláudia Valeria Da Silva disse...

Oi Edimar, tive crises isoladas cerca de uns 6 meses, depois disto, deste o inicio deste ano de 2016 não sei o que é ter um minuto de paz. Passei por diversos médicos e exames, descartamos todos, me restou está nova palavra dermografismo e, coça sim, horrível. E depois de pesquisar bastante em artigos médicos e falar com várias pessoas que possuem o mesmo problemas, todas citam os vergões ou vermelhidão e a coceira. Você é a primeira pessoa que vejo dizer que não coça. Como o médico fez seu diagnóstico e que medicamento passou, poderia socializar conosco

Crica Viegas disse...

Oi Edimar
Mesmo sendo um falsa urticária ela Cox e muito. E ainda tenho um problema: o anti alérgico me derruba rs. Ou fico com coceira ou viro um zumbir arsenal. Escolha difícil.

Crica Viegas disse...

Oi Edimar
Mesmo sendo um falsa urticária ela Cox e muito. E ainda tenho um problema: o anti alérgico me derruba rs. Ou fico com coceira ou viro um zumbir arsenal. Escolha difícil.